quinta-feira, 12 de março de 2009

Manaus, a terra do dominó!


Taí. Sinto falta.

Em qualquer lugar do Brasil, quiçá do mundo, dominó é jogado como jogo de criança. Baixa a pedra, segue com uma igual e quando acaba, conta-se os pontos nas mãos do oponente. Coisa de fresco!
Em Manaus, dominó é quase uma religião. Nos churrascos, bares, reuniões com os amigos, família, na esquina, há sempre uma mesa reservada para o dominó.
Mas porque em Manaus as regras são diferentes? Mistério! Dizem que é herança peruana, mas eu nunca conheci um peruano jogando dominó. Creio que seja fruto da criatividade do caboclo mesmo.

Eis as regras:

- Total a ser atingido: 200 pontos.
- Sai carroça de SENA.
- Joga-se nas 4 pontas, somente na saída.. a jogo fica em forma de cruz mais ou menos, nas outras carroças descidas no jogo não se joga nas 4 pontas, somente na carroça que é a saída!
- Só conta ponto se nas pontas tiverem múltiplos de 5.
- Carroça de sena conta os 12 pontos, de quina, os 10 pontos, de quadra os 8, e assim sucessivamente..
- Se na carroça de sena (12 pontos na saída do jogo) eu engatar um 6/3 conta 15, se do outro lado eu engatar um 6/2 conta 5, na outra ponta eu colocar um 6/0, mais 5, na outra um 6/4 não conta nada.. deu 9, captaram? Jamais conta ponto se não for múltiplo de 5.
- Se vc fizer o adversário passar são 20 pontos.
- Se vc fizer todos na mesa passarem e só vc joga de novo, chama-se GALO e conta 50 pontos.
- Bater de carroça são 20 pontos.
- Sair com 5 carroças na mão são 50 pontos ou vc tem a opção de devolver as pedras (tem que mostrar, óbvio!)
- O que bater é o próximo a sair na outra partida, com a carroça que ele quiser (a que tiver na mão), caso nao tenha, é contado como um PASSE.
- Jogo fechado: quando não há mais opções de jogada, conta os pontos nas pedras seu e do seu parceiro, separado dos adversários, o que der mais pontos, dá esse pontos pro adversário, mas sempre em múltiplos de 5, por ex: se na contagem der 21 a 24 são 20 pontos, 26 a 29, 25 pontos. Se der empate, não conta pronto pra ninguém e na partida seguinte sai a carroça de sena (independente se der empate ou não, jogo fechado, a próxima partida sai quem tiver a carroça de sena!).
- Ao bater, as pedras da dupla contrária são contadas e os pontos distribuídos também em múltiplos de 5. Não conta a pedra de seu parceiro.
- O jogo termina com a dupla que atingir primeiro os 200 pontos. Caso atinja durante uma partida, ela vai ate o final.. tudo pode acontecer!
- Gato: pedra errada. Ex: existe uma ponta com seis pra fora, o cara engata um cinco. Se ninguém viu, segue a partida... se na hora que ele põe, antes do próximo jogador descer a peça, alguém perceber o gato, a jogada volta e 20 pontos são computados pra equipe que pegou. Ou seja, roubar pode, desde que ninguém perceba, hahahahahaha...

As regras são simples, mas a galera pega no pé mesmo é com o famoso "dominó falado". Pode falar abobrinha o quanto quiser, só não pode, de forma alguma, dar pistas pro seu parceiro sobre o que você quer ou o que não quer que ele faça, por isso a parceria é levada a sério, mas não significa que você não possa criar "estratégias" para que ele saiba o que você quer, se ninguém perceber, jogue e seja feliz! :)

O manauara gosta de fazer o oponente passar, então ele faz a contagem: são 7 pedras de cada número, se ele saí com quatro pedras de terno, contando com o fato de seu parceiro ter pelo menos uma, então os adversários têm apenas duas... daí é apertar o cerco!

Estratégia, matemática e sorte! É esse o dominó de Manaus. Muita gritaria também! Existe, inclusive, um campeonato anual de dominó patrocinado por um jornal local, a dupla ganhadora ganha um carro cada um, os 2º e 3° lugares, ganham prêmios em dinheiro.

Lá é coisa séria, pato não joga. É neguinho cantando pedra e zoando galinheiro de tanto galo! Cocoricóóóóóóóóó!!!

10 comentários:

Luilton disse...

Olha, bem diferente esse dominó aí... rsrs

Ter que ficar calculando pontos de minuto a minuto... hum, acho que não vai pegar aqui não.

Mas vou imprimir e em minha próxima farrinha com os amigos vou propôr esse método e dizer que eu que inv... quer dizer... que aprendi com uma amiga.

Enfim, se eles gostarem, eu que inventei. Se não gostarem coloco a culpa em você. :)

Um abraço!!!!

O LOBO disse...

Eu sei jogar! Detalhe, ninguém do nordeste sabe jogar com nesse método, já tentei ensinar, mas quando o povo começa a perder, perde logo o interesse pelo jogo, rsrsr!!

Anônimo disse...

Valeu, eu sempre quis saber as regras deste dominó, mas não tinha achada assim tão sistematizado.
Parabéns. Tb acho sensacional essa forma de jogar.
Ed

Carlos disse...

Legal guria, é assim mesmo que eu jogo!!!! não sabia que essas regras valiam apenas aqui em manaus, pensei que as regras valiam em todo lugar!!!! abração...

ELIO disse...

Mto bom Larissa,tb sinto mta falta desse dominó...hehe.. Morei em Manaus e agora estou em Sp. Achei este post mtooo interessante, valew

Anônimo disse...

Legal, muito bom!!
Eu sou do Rio de Janeiro e meu tio q mora aew trouxe essa modalidade pra cá, mas ele sempre perde KKKKKKKKKKK, ele fica uma arara. To afim de fazer um game desse tipo pra jogar online, foi difícil achar as regras na net, Vlw.

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Licinio disse...

eita saudade ! jogava todos os dias na rua maués, no bairro da cachoeirinha. Era sagrado, casos e mais casos eu vi acontecer, mais o mais incrível deles foi quando meu irmão Luis (que já havia passado algumas vezes no jogo e estava com quase todas as pedras na mão) deu quatro, pasmem, 4 galos seguidos, um passe no adversário e o parceiro dele, tio da minha esposa, ainda bateu de carroça! agora estou morando em Boa Vista, apesar de ser estado vizinho, aqui as regras são meio estapafurdias. por exemplo: o saído passa paga somente 10 e no final, é quase lógico que não vai bater, ainda paga mais 20. Eles chamam de "saído e não chegado", humpf... e outra, não pode fechar o jogo, a não ser que seja forçado. mais uma, se der o passe no adversário e o parceiro passar tbm paga pra eles, ou seja, não passa "nas costas"... e mais um monte de outras bobagens... saudade de jogar em Manaus...
Licínio Cavalcante.

Anônimo disse...

Esse eh o jogo! mas jah foi feito o site c o domino seguindo estas regras?

Fabão disse...

Muito bem, garota! Vale lembrar também que cada lugar em Manaus adota suas próprias regras, mas o básico é isso aí mesmo. Essas regras que você citou, aliás, são as minhas preferidas.
Mas há lugares em que cinco carroças não valem nada e você devolve as pedras, outros não valem nada mas você é obrigado a jogar.
Tem também dois sistemas que estão quase extintos (só vi quando comecei a jogar): o passe valendo 10 pontos (ainda bem!) e bonificação de 40 pontos pra quem tirar e passar 4 carroças. Tem a vitória pelo "espoca" (essa é péssima - usada mais por empregados em folga pro almoço, que não dispõem de muito tempo): quem fizer 200 pontos primeiro ganha a partida, mesmo que nenhum dos jogadores tenha batido.
Faltou você dizer que, se o jogador não cantar seus pontos (exceto o galo), o seu parceiro pode fazê-lo antes da jogada seguinte.
Onde jogo o "gato" é punido com a eliminação da dupla, bem como o passe com pedra na mão (dizer que passou, embora tenha pedra pra jogar).
Se lembrar mais coisas, posto aqui. Bjs.
PS: Anônimo, tinha um sítio domino.com.br que foi desativado. Joguei muito lá.